quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Na Cozinha

É um must, um vistoso diferencial, o preparo de pratos com tempero ou ingredientes poucos comuns, também chamados de exóticos.
Eles marcam, saltam aos olhos, deixam forte marcas e impressões, pelo seu sabor único, ficam na memória, e não raro, deixam o gosto de "quero mais".
Apesar de passar desapercebida, a água faz uma grande diferença no prato que se prepara, e isto advem da origem da mesma: do mar, do poço, do côco verde, salobra, até mesmo o cactus possui em si uma água que só prova quem sabe se achegar.
Não se deve comparar iguarias em diferentes pontos de preparo, uma que agora esta começando com outra que está em "ponto de prova" digamos assim, até porque somente o chefe da cozinha sabe o ponto que deve atingir para ser servido, e isto varia muito de quem e para quem será servido.
Ingredientes aparentemente iguais, mesma cozinha, mas resultados diferentes, destinos diferentes.
Pratos semelhantes, mas com a sua propria ordem de adicionar os items que o completam. Para uns mais tempo, para outros menos, para uns determinado igrediente primeiro em outros, o mesmo ingrediente mais tarde, tudo para não compromenter o resultado desejado.
Todas as grandes e valiosas obras de arte da atualidade sao quadros aparentemente simples, jarras de flores, retratos, paisagens, não é?
Na cozinha da vida, talvez voce pense que o prato servido ao seu vizinho é mais sofisticado, mais vistoso que o seu. Tem um ingrediente que voce queria, mas cuide de olhar que o que esta sendo servido a você, pode ser aparentemente simples, mas é só aparência, por ser para quem é e tendo sido preparado por quem o fez, o valor pode ser inestimável e voce corre o risco de não se dar conta.

3 comentários:

Anônimo disse...

E esse palavreado todo vai dar no seguinte: hoje eu vou ter que almoçar no Rabbib's e vou ficar morrendo de vontade de comer um prato suculento como algo o que você descreveu... sacanagem.

Anônimo disse...

meu prato suculento tem gosto de amendoa doce e pimenta, num fruto do mar aí qualquer.

Mônica disse...

e eu vou ficar num sanduba do tio Ronald....fazer o que...grande bijo e bom finde pra tu