terça-feira, 24 de julho de 2007

na cozinha

Imagine um belo, não um belíssimo prato, daqueles que deixam a gente com água na boca, carimbam nossa passagem para o inferno com a chancela da gula e coisa e tal.

Pois bem, um prato, para ficar assim, ele foi planejado, sonhado, imaginado, amado e acarinhado por quem o fez, e por quem o deseja, na busca pelo resultado desejado, os ingredientes foram escolhidos com critério, com carinho, e solicitados aos melhores fornecedores conhecidos.

O preparo envolveu paciencia, arte, esforço, aonde o tempo só foi contado para que as etapas fossem cumpridas com a precisão necessaria, porque o resultado desejado só pode ser alcançado se não houver a menor preocupacao com a hora de terminar, termina-se quando estiver pronto.

e é uma farra cada detalhe, a escolha das verduras, da carne, o corte, o tempero, as etapas o tempo do cosimento, a musica que é para quem prepara o som das facas o chiado do contato dos ingredientes com a superficie quente das panelas.

para quem faz, é divertido e gostoso ver a massa dourar, a carne idem, os temperos amolecerem sob o calor, os caldos emcorparem "dando ponto" alcançando a "textura" desejada.

queimar-se, cortar o dedo, bater nas quinas, o choque do frio do frizzer, e o calor abrasante do forno, são encarados como coisas passageiras e desconforto pequeno ante o visulumbre do resultado desejado, do "prato pronto" digamos assim.

e não raro, o artífice de tal iguaria, não a consome, ele se dá por farto, satisfeito e realizado, ao ver seu trabalho concluido e o objetivo alcançado, e o "crem de lá crem" a satisfaçao e o prazer de quem o consumiu.

Seria legal se a gente levasse nossa vida, principalmente a vida à dois assim, voce não acha??

Nenhum comentário: