quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Magia

eu estava lendo a experiencia dela , com purpurina, junto com seus alunos.
Não sei, acho que porque está chegando uma data como o natal, mas lá vou eu:
Criança, tem que ser criança, tem que sonhar, tem que ter um mundo diferente, mais bonito, mais colorido, mágico. devemos isto a elas.
Então, tem que brincar de faz de conta, de super-poderes, tem que ficar de purpurina até a raiz do cabelo, espalhar confete até onde voce não imaginaria, pintar-se, desenhar-se. emfim precisa viver o mundo de criança.
Tem que comer biscoito, pastel, doce, bolo, com a mão, com os dedos, sujar absolutamente tu-do, tem que ter cara de bichinho, de avião, tem que ser feito pela tia , pela avó, por ela, não importa que o Iraque pareça um lugar mais organizado que a cozinha no final da aventura.
tem que ter guerra de travesseiro, pipoca, amendoim, e a farra para limpar depois.
tem que ter gelatina colorida, em cubinhos.. balançando..
tem que jogar dominó, resta um, e perder para eles sem deixar eles notarem. e ganhar deles para eles aprenderem a perder.
dormir na varanda, sob as estrelas.
isto tudo custa menos do que lanches de fast food, que o preço e o desgaste de estacionamentos de shoppings. que brinquedos "cala boca" ou "amansa consciencia".
e se ela dormiu completamente i-mun-da, no carpete da sala, e a mãe está prestes a ter um ataque, deixa a criança dormir e deixa a mãe ter o ataque, vai ser bom pras duas.
Acho que talvez é o que tenha faltado ao recem chegados ao mundo adulto, geração criada por babás e mantidas quietas sob a égide dos video games, que só conhecem músicas de natal da propaganda dos shoppings.
Que mata os proprios pais por contrariar suas vontades, peitam leis e costumes porque desconhecem o que é limite. e que respeitar limites e ser ilimitado para muitas coisas.
de 365 dias do ano, apenas 1 dia do ano, temos que conseguir tempo, e acredite, ela, a criança vai se lembrar disto para o resto da vida. e vai fazer a voce mais bem do que voce mesmo possa imaginar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei o texto, até me inspirou a escrever um sobre minha infância (ainda não publiquei). Apesar de reclamar da criançada, adoro trabalhar com eles e espero deixar neles não só a matéria, mas lembranças legais da sala de aula. Beijos.

Mônica disse...

e tu acredita q fiquei com os olhos cheios de lágrimas aqui?????
por lembrar da minha infância, por me ver como mãe, por me deixar contagiar pelo mundo dos meus filhos...obrigada, viu?