terça-feira, 28 de agosto de 2007

Na cozinha


Todo mundo sabe que a imagem, ou seja a aparência do prato a ser servido e coisa fundamental para o sucesso da empreitada na cozinha. certo?

Está certo mas tem algumas ressalvas.

A cozinha é o lugar mais prático para ensinar o quanto é difícil acertar tudo de primeira.

e também para comprovar o sucesso pode ser alcançado antes da marca de 100%


Há dias eu ganhei uma batata rosti para jantar. É batata rosti sabe, aquele prato feito com batata cozida e ralada, com tomate, queijo,oregano, ervas, e etc..

Pois bem, a Chef, mulher bonita, moderna, independente, honrou-me com o presente de cozinhar este prato que eu adoro.

Bem como muitas mulheres modernas e independentes, o tempo dela na cozinha é bem raro, e batata rosti não faz parte do seu cotidiano culinário, bem , acontece que o prato, não ficou com a imagem daquelas batatas que nos servem nos restaurantes e fast foods, mas ficou quase, e eu juro: estava deliciosa. e não, eu não estava faminto. estou sendo honesto.

A chef, claro, não escondeu a decepção por não haver alcançado os 100% do seu objetivo. O que é normal, afinal não somos perfeitos não é?


mas pude desfrutar de um excelente jantar em ótima companhia, mesmo frustrada, risos.

Um toque de sabedoria do nosso dia a dia inclui isto: lembrar sempre que somente porque não é 100% não deve ser considerado inválido, inútil ou sem afeito, ao fazer isto corremos o risco de desperdiçar, tempo esforço, uma excelente oportunidade, a toa.
e quer saber? se voce reparar que tem ali, naquele prato, carinho, dedicação, boa vontade, esforço, alcançar 100% não vai nem fazer sentido, pois o que conta já se atingiu.

vivemos constantemente nos cobrando acertar de primeira, temos pressa e na maioria das vezes nem nos lembramos porquê da tal pressa. e na cozinha, a graça está sempre na repetição do preparo, da montagem, e do desfrute do que se está preparando.

a consequencia disto é que sempre deixamos de ter tudo que poderíamos ter, apenas porque nos concentramos no resultado e não deixamos de lado o prazer que o processo de criação pode nos proporcionar.

2 comentários:

Carmim disse...

Este texto só vem dar mais força à minha ideia de que o importante não é o resultado, mas sim o processo que nos levou até ele.

Beijo.

Ana disse...

Nossa, eu amo batata rosti! Tem um restaurante aqui em Itaipu só de batata rosti, com todos os recheios que vc possa imaginar. Eu, como boa taurina, sempre elejo um ítem do cardápio dos restaurantes, e, nesse caso, foi a que vem com recheio de camarão com catupiry. Nem consigo pedir outra coisa. Mas não luto contra mim mesma, e, quer saber? É gostooooosoooooo!!!!!