sábado, 18 de agosto de 2007

Eu falo pra mim..

Aprenda, é aprenda, aprenda a compreender e compreenda, afinal a maior reclamação que se vê hoje em dia é: “você não me entende”, “fulano(a) não me compreende”, “não entende”, a coisa roda, roda e roda, e cai no mesmo lugar. Aprender, entender e compreender.
Queremos para nós e sobre nós, e por nós, justo. Agora e os outros? Como é que ficam?
Se você quer que te entendam, compreendam etc, você precisa entender, compreender, etc, e você faz? Você ao menos se dá conta disto?
Para ser entendido, tem que entender, para ser compreendido tem que compreender, para aprender tem que estudar. Você faz?
Ah, as aplicações são inúmeras, descobrir o tempo certo e o jeito certo de tudo, de concordar, de negar, de brigar, de afagar, e por aí vai.
Compreender o jeito de olhar, os tiques, o tom da voz, detectar uma crise ou um problema que esta a todo custo tentado ser contido e tratado ou que está prestes a explodir, sim detectar é difícil, uma arte, tomar atitude certa e no tempo certo então não se fala, mas pasmem, é possível, é viável e funciona. E como!
Sabe, geralmente nem dependem de atitudes complexas ou espetaculares, às vezes um sorriso, um abraço, uma frase, “quebram” a seqüência de detonação e a coisa pode ser tratada sem maiores danos.
A droga é que vivemos centrados em nós mesmos, e raramente nos dados conta, e quando fazemos isto sem sentir, ficamos surpresos com o resultado não é?
Pensa que não é tão difícil assim, cada um tem seu jeito, de ser e de ser contido, inconscientemente todos desejamos que as pessoas atuem no nosso “timing”, você duvida? Então pensa em quantas vezes você ouviu ou concluiu não importa o quê com a sentença “e tão óbvio, eu não tenho que explicar isto, ou repetir aquilo”, não é? É, só que o que é “tão óbvio” para você, pode ser somente para você. Por mais absurdo que possa lhe parecer.
Todo mundo quer ser atendido sem ter que pedir, todo mundo quer receber sem ter que reivindicar, todo mundo quer ser lembrado, não importa se esta fazendo por onde.
Agora, pega leve OK. Vão te entender, vai funcionar, mas também e vão te dizer coisas duras, de serem ouvidas, mas vê se lembra que elas também são duras de serem ditas, faz parte. Ajuda e tenta errar menos, você e quem gosta de você conseqüentemente vão sofrer menos.
E você vai se dar conta que conseguiu o que queria, ou não? Aí e com você.

Nenhum comentário: