quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Vários jeitos de se ver algo.

No domingo dia 23 o país vai às urnas opinar sobre o comércio de armas de fogo. algo que a grande maioria da população não tem recursos para adquirir.
Eu fiquei pensando numa frase atribuída a Einsten se não me engano, que diz que a 4a guerra mundial será travada com paus e pedras.
Eu tambem fico pensando se o dinheiro, energia, e tempo empregado neste referendo não seria melhor gasto, em informação, educação, leis mais eficazes. agilização de processos e etc.
Afinal eu não consigo parar de pensar que, se o poder de polícia e o aparato judiciário, funcionarem como devem, não faz diferença aonde vende e quantas armas estão à venda, pois a necessidade de compra-las não vai se fazer presente.
Acho mais terrível que a compra de armas,e o aumento de um exercito armado de seguranças particulares, que vão continuar armados independente do resultado do referendo.
E, sobre este exército de seguranças, não se pode garantir que possuem o treinamento a formação e o respeito à vida e aos seus semelhantes que deveriam ter.
sabe aquela história de colocar a raposa dentro do galinheiro? pois é.
o crescente isolamento das ruas e condomínios atrás de grades e cercas faz com que a liberdade seja negada a que tem direito. sem falar que em condomínios abastados, este isolamento gera uma terra com leis proprias, onde menores dirigem, o uso de drogas é tolerado "desde que não incomode", a violência doméstica idem; o que vale é o poder e a influencia, e quem nao os possue acaba refém daquilo que deveria lhe proteger.
A proíbição da venda de armas não é nada frente a arrogância gerada pela impunidade, a completa falta de senso sobre direito,propriedade e a vida dos outros e o respeito devido.
Voce duvida? então observa no jornal, criminosos notórios e violentos nascidos não na pobreza, mas em lares de classe média alta, bairros nobres, com as melhores escolas no currículo, que roubam, matam e fazem todo o tipo de patifarias em prol da manutenção do estilo de vida ou apenas "pela adrenalina" amparados em impunidade e em caríssimos advogados.
Covardes, formam bandos, e quando contrariados promovem sessões de espancamento e depredações capazes de fazer o inferno se revirar de inveja.
Infelizmente por aqui violencia so existe em lugar pobre e favela, quando tem rico no meio vira "fatalidade" e "tragédia".
Na boa , quem esta afim de coisa ilícita, não compra arma em loja, logo, este referendo vai tumultuar o meu domingo a troco de nada.

Um comentário:

Janaina disse...

Eu confesso que ainda não tenho uma opinão forte a respeito deste referendo. Quanto ao haloscan, eu vou usar por vontade... por que? Você desaconselha?
Não tenho como copiar o código de outra pessoa. O código eu tenho, eu não sei é como colocá-lo no meu template... Beijos.