quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

O tempo




Quando era adolescente eu adorava ir à casa de uma das tias, no dia 25 ou 26, e me sentar com os primos também adolescentes, na cozinha, para comer os doces de natal de novo, rabanadas, tortas, frutas, aquilo sempre virava uma farra.

O meu filho nasceu, fruto de uma árdua batalha contra uma possível esterilidade, e com se não bastasse, fez uma cirurgia com 40 dias de idade para uma correção de extenose. o cara é tudo de bom na minha vida. mas desde cedo é chegado em estripulias.

A árvore de natal da Bradesco Seguros que se tornou um cartão postal aqui do Rio.
Todos os anos, eu, ele e quem mais quiser ir junto, vamos assistir a inalguração anual da árvore, o show, os fogos.
A graça está em ir no primeiro dia em que a árvore é acesa.
Nós andamos de pedalinho pela lagoa, caminhamos em volta, ele brinca no parque, mas atualmente prefere mais sentar e conversar comigo, entre um cachorro quente, fandangos e balas e mais um monte de coisas que neste dia correm completamente liberadas.
Não, a mãe dele não vai, nem mesmo quando éramos casados, e não, ela não foi excluída, apenas acha o programa chato, então de uma forma natural virou uma coisa de pai e filho.
eu adiei por algumas vezes lea-lo para ver a inalguração, uma mãe zelosa, achava muito cedo aos 3 anos, mesmo ele ficando grudado na tv quando a árvore aparecia.
apartir dos 5 anos eu passei a leva-lo e não paramos mais.
Nas primeiras vezes, à 5 anos atrás, eu levam uma mochila com aquele aparato tradicional, agasalho, comida, roupas extras, etc, ouvia milhões de recomendações da mãe. e coisa e tal.
Este ano aos 10 anos, eu estacionei o carro, ele trancou, conferiu, e recolheu a manta para forrar na grama, e assumiu para si a responsabilidade de guardar as chaves do carro.
Quando eu me dei conta eu cheguei a levar um susto, cara, este pirralho ontem eu tinha que dar comida na boca, agora ele esta negociando preço com o flanelinha!!
Neste natal ele não estará comigo, viajou para o interior de sampa com a mãe, e eu não sei de quem estou sentido mais falta, se do filho, ou do amigo e parceiro que ele tem se tornado na minha vida. de certo apenas a saudade e a conversa diária no telefone , que vai acabar numa conta escandalosa risos, mas é para isto que a gente rala né?

O tempo passa gente, sabe, entre milhões de mensagens, conselhos, de votos de tudo, acho que o melhor deles, ganhei da Patrícia, que me desejou num texto maravilhoso que eu tenha muitos encontros no ano que vem: com a vida, com trabalho, com os sentimentos. e aproveite ao Maximo cada um deles e o que eles tem para proporcionar.
Não, eu não vou reproduzir o texto aqui. até porque a overdose de mensagens de final de ano banalizaria algo maravilhoso e com muito carinho embutido.

Mas seja lá o que for que o destino te apresente, não adie, não protele, na fuja, porque como dizia Cazuza: "O tempo não pára!". logo, não deixe passar por você as coisas que são para você. afinal se elas chegaram até voce é porque esta na hora de voce tomar alguma decisão a respeito.
Faça algo, afinal a gente só erra porque está tentando acertar. e se voce nao fizer nada, elas se vão e assim como o tempo podem não retornar.

7 comentários:

WADT disse...

Aqui em São Paulo, não temos esta linda lagoa, mas todo ano, vamos até a Av. Paulista, ver o "Natal" do BankBoston e do Banco Real. Já temos até nosso cantinho para ver o coral do BankBoston.

Mônica disse...

pqp de cócoras! sim, eu me emocionei por demais com teu post de hj...feliz de um filho q tem um pai como vc...feliz vc por ter em seu filho um amigo...grande beijo pros dois, viu?

Feliz Natal, queridão...q em 2006 a gente esteja juntos novamente e, quem sabe, vendo a inauguração da árvore de Natal da Lagoa dividindo a toalha na grama e a amizade!

Anônimo disse...

Eu adoro tudo que se refere a natal. O pinheirinho na sala, coberto de enfeites vermelho e dourado. O olhar fraterno para o outro, que se expressa num feliz natal a partir do 1.º de dezembro. O shopping lotado, cheio de gente correndo para encontrar um agrado para seus entes queridos. A iluminação especial da cidade. E, agora, o pensar no que quero desejar para os amigos de quem gosto. Desde novembro, fiquei imaginando a mensagem. Nada me deixa mais feliz do que saber que os amigos gostaram. Porque foi pensada e escrita para eles. Lindo texto...

Anônimo disse...

Lindo texto... engraçado pq ele me dá novas informações sobre vc q eu não fazia idéia. Aproveito pra te desejar um fim de ano maravilhoso e um 2006 cheio de alegrias com seu filhão. Beijos.

Madame disse...

Linda a foto da árvore... uma pena não poder vê-la ao vivo.
Impressionante como a sensação do Natal se transmuta de ano para ano!
É. O tempo não pára.
Boa festa pra ti!

Janaina disse...

Feliz Natal, meu querido!! Um super beijo e obrigada por este post lindo que me emocionou muito.

Carla San disse...

Lindo...
Como sempre, meu amigo.
Bjs