quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sabão, promessas e esforço consciente


Comercial de Sabão

Oi,  eu já assisti este comercial acho que uma dezena de vezes,  ele parece não possui nada de mais, mas tem tudo de maneira simplesmente "na medida".

Um pai, que faz um "mea culpa", que deveria se chamar "mea admissão de responsabilidade" , 
sem clichês, sem pieguices e sem promessas. Cara, sem promessas.

 Vivemos o tempo todo duelando com isto: promessas;  prometemos fazer para receber, prometemos não fazer para ser perdoado, prometemos não prometer , mas sempre na base da promessa. porque sempre vimos ser feito assim.

 Acontece que promessas estão associadas a contratos, obrigações punições, castigos ou recompensas muito desejadas ou mesmo coisas necessárias.

 O ditado diz "ninguém é obrigado a prometer, mas tem que cumprir o que prometeu", e é ai que a coisa desarranja: na enorme maioria das vezes cumprir a promessa não é algo que dependa exclusivamente de quem prometeu, "N" coisas podem se interpor. 

E quando a promessa é feita com a certeza que não será cumprida? apenas "pro forma".

 Quando a coisa "dá certo"  aí é só felicidade, correr para o abraço.

 Mas quando não dá... bem conhecemos o roteiro não é? decepção, frustração, magoas, descrédito e por aí vai.  até a pior de todas as condições :  a mesmice, a falta de fé  e o "fazer por fazer".

 viu o vídeo? pois é a mágica se chama "esforço consciente" , não sem antes se fazer uma "mea admissão de responsabilidade" , e no vídeo ele não e feito sozinho, o esforço também envolve entender como deve ser feito e prestigiar a quem pode ensinar aprendendo. 

Na minha humilde opinião, trocar as promessas por esforços conscientes e sinceros pode melhorar muito as coisas, e ser melhor do que fazer o paliativo de prometer algo apenas por prometer, promessas como moeda de troca  ou fazer promessas no calor dos sentimentos e depois ter um problema para administrar.


Meu esforço consciente aqui será  de postar com frequência, tentando ao mínimo dois textos por semana, dentro da proposta inicial,  buscando ser da melhor forma possível. Viu Fal? 

 boa noite. 

Nenhum comentário: