quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Para pensar

Esteven Spielberg declarou muito anos atrás que somente permitia a seus filhos 2 horas de video game e nao todo dia, o detalhe é que ele, junto com George Lucas é um dos maiores fabricantes do brinquedinho.

Um lanche em Fastfoods da vida para dois sai quase o mesmo preço que uma refeição para dois "a la carte" em um restaurante simples mas descente, o detalhe é que na segunda opção a comida terminada quando voce pede, o garçon vem à mesa, voce tem tempo, tem olho no olho, sem atropelo e corre corre, come com calma, conversa, e coisa e tal.. e quase ninguem se dá conta disto.

Aonde voce gasta mais tempo? conversando com seus amigos, saindo com eles, ou em frente ao terminal do micro, no orkut e no msn?

quando foi que voce optou por uma boa refeição caseira ao inves de junk food? voce sabe dizer quem na sua familia cozinha algo que voce adora??

Voce sabe dizer sobre a pessoa com quem voce mais conversa: quando ela cora, quando os olhos dela brilham, em que situação ela vai te presentear com um belo sorriso, e quando voce precisa ir para qualquer lugar desde que seja longe para não sobrar para voce. sabe? pois é pensa nisto. porque se voce nao sabe, ela tambem não.

quando foi a ultima vez que voce se relacionou com crianças? jogou bola, correu, pintou coisas indecifraveis no papel, as escutou falar nao importa o quê, as fez sorrir, voce saberia contar uma historia para elas? saberia entrete-las se faltar luz??

se nao exercermos a nossa humanidade vamos virar techno-bichos.. e alguns de nós não estão muito longe disto não..

ser ou não ser...

A bíblia é um dos livros mais antigos do mundo, se não o mais antigo, e lá diz que não é bom que o homem esteja só.

e hoje em dia o homem anda muito só isolado na sua rotina, na sua casa, na sua net, na sua...

e o que se ganha com isto?? bem..
frontal, lorazepan, prozac, dormonid, depressão profunda, catatonia, agonia, omissão, fuga, obesidade, artrose, cara a lista é imensa...

alguem aí ainda se lembra quando problema grave de família era alcoolismo e maluco tinha que tomar gardenal?
pois é, era assim,
o povo da antiga era mais saudável, comia melhor, beijava mais na boca, aliás conversava, cantava, e dançava para poder beijar na boca. (aliás a garotada de hoje me lembra o povo das caverenas dos filmes quando está "fazendo a corte"), mas continuando o papo, o povo da antiga quando sofria, sofria escancaradamente: ou seja pagava micos, tomava porres, chorava de montão alugava o garçon, os amigos o padre da paróquia, consolidavam a fama de Dolores Duran, Altemar Dutra e outros, mas em compensação viviam melhor e tinha mais saúde.

se para ser moderno, para estar atualizado o preço é conviver com lista aqui de cima (frontal e coisa e tal), na boa, vou assumindo jurassicamente o meu lugar junto ao pessoal da dor de cotovelo, vou até procurar as musicas na net.

Voce tem amigos nao tem? entao liga para eles, vai beber, vai conversar, rir, vai ver que a lua esta lá ainda e continua belíssima com sempre foi, ão te preocupa porque o céu não vai cair na sua cabeça nem nada parecido,
voce vai é i ver costumes e formas de pensar diferentes, inclusive para lidar com os mesmos problemas que voce tem que lidar, e descobrir na prática que problemas não são exclusividade sua, vai que vai te fazer bem.

ah, voce nao tem tempo, tá deprê, cansado.. na boa, se vira, arruma, é a tua saúde e a tua sanidade que esta em jogo.. e voce só tem a ganhar com isto.

Cara_Metade

Será que alguém pode me responder o que é? Ou como é? Ou como se torna, ou amadurece, sei lá.. algo do gênero, alguém aí pode?
Tem receita? Tem estação? Algo do tipo “a temporada da cara-metade este ano vai de abril a setembro..” e por aí vai..
Não, eu não acho que tenha receita, ou fórmula, não acho nem mesmo que já esta pronta por aí, acho que cara metade molda-se, e como não tem receita é praticamente impossível determinar o ponto de partida para o molde, ou ainda aonde esta o ponto de fixação, o suporte, cada um faz e acha o seu.
Você duvida? Então repara com existem casais aparentemente díspares, ele culto, ela metaleira (sem preconceitos please).
Ela religiosa, ele ateu, e por aí vai e sempre levantando a mesma pergunta? Como é que dois tão diferentes vivem tão bem juntos? A resposta tão comum chamada amor, acho que seria um “meio certo” no tempo do primário.
E porque? Ah, tem sempre que ter o porque não é? Ta bom vamos lá.
A resposta é porque provê o contrario, ou o inverso , ou o contraditório digamos assim, e isto acaba gerando um curioso Equilíbrio:
ele , ou ela, é diferente, o oposto, nada haver na primeira vista, estranho, social demais, ou anti-social até, mas provê equilíbrio, respeito, proporciona uma visão panorâmica diferente da que se cultivou toda a vida, isto dilata horizontes, abre espaço para novas opiniões, idéias, talvez no diferente de ser esteja a forma de tratamento que muitas vezes nos falta se sequer se dar conta.
O problema é que temos o péssimo hábito de ser refratário ao que é diferente, e isto acaba dificultando as coisas. O que me faz perguntar:afinal que é diferente ? nós ou quem está chegando, taí uma perguntinha que esquecemos de fazer.
O contraditório tem o seu valor, força o raciocínio, reforça e revisa nossos conceitos, nossos valores, “esfrega na nossa cara” que o mundo é largo, bem mais largo do que pensamos e que pluralidade de idéias e estilo de vida não mata, não é crime e existe e pasmem é saudável.
Bem, voltando ao papo da cara-metade, é preciso lembrar que será cara metade enquanto o molde der encaixe e os pontos de fixação estiverem devidamente montados, ou seja é dinâmico, nos estamos sempre mudando, então o molde precisa ser ajustado, os suportes renovados, para que sejam sempre a metade um do outro. E isto é uma atividade constante, e surpreendentemente boa.
agora, quando isto não acontece torna-se necessário buscar um novo molde ou um novo encaixe, pois se o antigo não da mais liga, e não tem pontos de fixação iguais, a tentativa de mante-los juntos só vai fazer com que se danifiquem, e se desgastem ainda mais.
Eu só não entendo porque algo assim, tão natural e inevitável como envelhecer seja visto com tanto horror e preconceito por alguns.
E o pior, sem o menor respeito pelo dolorido processo de “desmarcar’ o molde anterior para se preparar para o próximo.

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Falando de faxina

"A faxineira é um Messias toda a semana. Ao telefonar que não poderá ir, estranhamente respiro a mais repentina satisfação, pouco me importando de que modo acalmarei a bagunça. É um alívio não mudar minha rotina. Não me estrangeirar com sua vigilância.

A entrada da faxineira no apartamento lembra a separação de um casal. Eles ainda estão morando juntos, mas não se comunicam. Respeitam seus territórios. Só que ambos estão loucos de diferenças, loucos por dizer, loucos para se arrepender, loucos para se abençoar com desaforos. Mas por achar que não é o momento certo, por achar que a sujeira ainda é muito grande, que a sobrevivência é a prioridade, emudecem com gentilezas e educação. Após tanta intimidade, após tantos anos de cumplicidade, protegem-se na formalidade. São visitas habituadas a permanecer conformadas. O quarto dedicado ao sexo vira um hotel macrobiótico.

Um dos dois - com o tempo - decide ser a faxineira. Enquanto um finge que nada mudou, o outro tira as cadeiras e a mesa do lugar, desmorona a pilha de roupas, procura os restos, as nódoas e as manchas das mentiras e terá que mostrar que há conserto ou não há o que fazer. É sempre o mais corajoso e desconfiado. O que enfrenta a rinite alérgica e abre as janelas. O que esvazia a geladeira para encontrar o que está estragado. Vai esfolar os joelhos, derramar-se no solo para esfregar o piso, mostrará que a gordura não sai e pedirá explicações do que aconteceu.

Não se suporta uma faxineira porque ela conhece nossos defeitos. Não se suporta testemunhas de nossa precariedade. Tem gente que não casa para não ser descoberta. Tem gente que não se separa para não ser desmascarada. Tem gente com pavor de intimidade, a que existiu ou a que existirá com a limpeza.

No fim do dia, após a faxina, entende-se que a falta de amor denuncia mais do que o amor. "
trecho de um texto de fabrício Carpinejar entitulado "faxina", vai lá e lê, é muito bom.

Amar com coragem

escrito por:Fábrício Carpinejar:
selecionado pela Menina de 30:

"Uma mulher não perdoa uma única coisa no homem: que ele não ame com coragem.Pode ter os maiores defeitos, atrasar-se para os compromissos, jogar futebol no sábado com os amigos, soltar gargalhada de hiena, pentear-se com franjinha, ter pêlos nas costas e no pescoço, usar palito de dente, trocar os talheres de um momento para outro. Qualquer coisa é admitida, menos que não ame com coragem.Amar com coragem não é viver com coragem. É bem mais do que estar aí. Amar com coragem não é questão de estilo, de gosto, de opinião. Não se adquire com a família, surge de uma decisão solitária. Amar com coragem é caráter. Vem de uma obstinação que supera a lealdade. Vem de uma incompetência de ser diferente.Amar para valer, para dar torcicolo. Não encontrar uma desculpa ou um pretexto para se adaptar, para fugir, para não nadar até o começo do corpo. Não usar atenuantes como "estou confuso". Não se diminuir com a insegurança, mas se aumentar com a insegurança. Não se retrair perante os pais. Não desmarcar um amor pela amizade. Não esquecer de comentar pelo receio de ser incompreendido. Não esquecer de repetir pela ânsia da claridade. Amar como se não houvesse tempo de amar. Amar esquisito, de lado, ainda amar. Amar atrasado, com a respiração antecipando o beijo. Amar com fúria, com o recalque de não ter sido assim antes. Amar decidido, obcecado, como quem troca de identidade e parte a um longo exílio. Amar como quem volta de um longo exílio. Amar com sofreguidão, não adiando o que é véspera. Amar não disfarçando as mãos, amar com os fantoches das mangas. Amar como uma canoa engatinha na margem, árvore deitada de bruços. Amar quase que por desforra, por bebedeira, amar sem dizer por que ama. Amar desavisado, com vírgula entre o sujeito e o verbo. Amar desatinado, pressionando a amar mais, a amar mais do que é possível lembrar.Amar com coragem, só isso".

domingo, 10 de setembro de 2006

curtas

  • Antes de mais nada perdão pela ausência, ela se fez e ainda se faz necessária, mas passa. a saudade está grande.
  • Vocês já frequentaram lan-houses? já repararam como o orkut e o msn estão literalmente substituindo os points e as paqueras "olho-no-olho"?
  • esta garotada literalmente não sabe o que está perdendo...
  • Tudo bem acho que grandes historias da vida da gente não tem lugar certo nem hora para acontecer.. mas continuo preferindo relacionamentos à moda antiga..
  • É interessante como, quando passa o auge, ou "fora dos momentos de pico", digamos assim, de grandes mudanças na vida da gente, a gente desacelera, passa a prestar a atenção em coisas e pessoas e desfrutar de coisas até banais mas que são otimas? pois é experimenta, mas nao precisa esperar ter que reformar a vida para isto.. começa logo, voce só se arrisca a gostar..
  • aviso para a Ela, Mônica, janaina e cia, tô rascunhando uns textos para publicar.. em breve retornaremos á programação normal.
  • Uma ótima semana para todos..